Indústrias, lavouras, comércios, centros educacionais, residências e prédios estatais. A presença da energia solar em cada um desses setores tem aumentado progressivamente durante os últimos anos no Brasil.

Há algum tempo, era raríssimo encontrar um telhado coberto por painéis solares em nossa vizinhança, seja ela residencial ou industrial, e isso se devia ao alto custo de sua implementação. Entretanto, com o barateamento dessa tecnologia inovadora, o acesso a ela se tornou mais simples e, por isso, tantos setores resolveram aderir a essa forma de produção de energia limpa e renovável, a fim de reduzir o impacto ambiental e o valor da conta de luz.

Em geral, o setor que mais possui painéis instalados e mais gera energia é o residencial, com 30,4% de toda a potência instalada no país, segundo pesquisa feita pela ANEEL em 2022. Já quando segmentamos a análise por setores econômicos, a área de comércio e serviços está no topo do ranking de produção de energia solar, seguida pelo setor rural.

Nesse artigo, iremos abordar algumas das principais estatísticas referentes à geração de energia solar no Brasil e ainda propor uma reflexão dos motivos pelos quais tem se verificado o crescimento do uso dessa tecnologia.

Como a energia solar é utilizada no Brasil?

O uso da energia solar já corresponde a 1,7% da matriz energética brasileira, que é majoritariamente composta por hidrelétricas e pela queima de combustíveis fosseis. Esse número, no entanto, tende a crescer nos próximos anos e, portanto, é interessante analisar como essa energia está sendo utilizada atualmente em nossas indústrias, comércios e residências para predizer os caminhos que ela irá percorrer em um futuro próximo.

Atualmente, o uso da energia solar nas residências brasileiras tem como principal objetivo reduzir o gasto com a conta de luz e eliminar a insegurança que traz a mudança da bandeira.

Além disso, no setor de comércio e serviços, que é o segundo maior produtor, a energia solar é utilizada por esse mesmo motivo, mas com um bônus para os empresários de que, uma vez pagos os painéis fotovoltaicos e sua instalação, o custo energético só voltará a ser um tema em sua produção após cerca de 25 anos, que é a vida útil média das placas solares.

O valor economizado, por sua vez, impulsiona a competitividade do negócio frente aos concorrentes, uma vez que se pode praticar preços menores sem comprometer o lucro final.

Já no campo, as vantagens são ainda maiores, uma vez que esse é um dos setores econômicos que mais utiliza energia elétrica para funcionar. Nesse sentido, a utilização da energia solar é benéfica não somente pela redução de custos, mas também pelo melhoramento tecnológico e utilização de espaços ociosos no terreno.

Ademais, diversos bancos disponibilizam linhas de financiamento exclusivas para empresários que desejam investir em energia solar a fim de estimular o desenvolvimento sustentável.

Qual estado do Brasil usa mais energia solar?

Minas Gerais é, atualmente, o estado que mais capta energia solar no país, com 2.038,2MW de potência instalados em sua extensão territorial, o que corresponde a 16% de toda a potência instalada no Brasil.

Essa presença massiva da energia solar em Minas Gerais pode ser explicada, principalmente, por três fatores:

  1. Alto índice de irradiação solar
  2. Tarifas de energia elétrica elevadas
  3. Incentivos governamentais

Isso se verifica, por exemplo, na área do Triângulo Mineiro, onde se localiza a maior concentração de painéis fotovoltaicos do estado, e que já se destacava historicamente pelo pioneirismo técnico-industrial.

Dessa vez, não foi diferente, tendo sido os municípios desta região os primeiros a eliminarem a dupla tributação e implementarem a tributação simplificada, além de não cobrarem ICMS sobre a energia consumida, se gerada pelo próprio consumidor.

Diante de todas essas vantagens e comprovações de sucesso, você já deve estar imaginando o telhado de sua casa ou empresa coberto por painéis solares, não é mesmo?

Se esse é o caso, não hesite em comprar a melhor linha de fixadores para o seu sistema de painéis solares aqui na Inox-Par, para garantir a ele uma vida útil ainda maior e com mais segurança no seu dia a dia.

Leia mais: Como funciona uma usina de energia solar?

Categorizado em: