Uma haste solar, também conhecida como “haste de montagem solar” ou “barra de montagem solar desempenha um papel crucial na montagem e fixação de painéis solares em várias configurações. Ela fornece a estrutura e a segurança necessárias para garantir que os painéis solares permaneçam no lugar e funcionem de forma eficaz ao longo de sua vida útil.

Trata-se de um fixador de formato cilíndrico ou retangular alongado, semelhante a um tubo ou viga. Suas dimensões podem variar bastante, de centímetros a metros de comprimento, a depender da aplicação, sempre com uma secção transversal aberta, o que significa que têm uma abertura no centro, como um canal ou trilho. Essa abertura é projetada para permitir a montagem dos suportes dos painéis solares ou outros componentes de fixação.

Quando conta com outros componentes de fixação, como porcas, arruelas, chumbadores, grampos e afins, tem-se o chamado “conjunto haste”, componente essencial para a fixação de painéis solares junto a diversas estruturas.

Qual a função da haste solar?

A função da haste solar é fornecer uma estrutura “central” para os componentes de fixação na ancoragem e suporte dos painéis solares em várias estruturas, como tetos, telhados ou estruturas de solo.

Quando utilizada em conjunto com outros fixadores, como parafusos especiais, porcas e arruelas, elas garantem a união de elementos no projeto de fixação de painéis solares com níveis de altura diferentes e garantem mais estabilidade ao projeto como um todo oferecendo resistência contra trepidações.

Qual haste solar utilizar no meu projeto?

A escolha da haste solar adequada depende das especificidades do projeto e das condições locais. Mas acima de tudo, deve-se levar em conta o material da estrutura que receberá o projeto de fixação. Alguns exemplos de hastes e conjuntos de hastes que podem ser utilizados são:

Haste solar rosca soberba: versátil e amplamente utilizada, a haste solar com rosca soberba conta com uma grande variedade de medidas e é ideal para aplicação em estruturas de madeira com telhas de fibrocimento, ondulada e Kalheta.

Haste solar com rosca autocortante / autoatarraxante: com capacidade para perfurar estruturas e uma rosca própria para fixação direta, tem medidas entre M10x200 e M10x300 e é ideal para estruturas metálicas.

Haste solar rosca soberba metálica: com dimensões de M10x200 e M10x250, esta haste também é ideal para aplicação em estruturas metálicas.

Haste solar ponta brocante: com uma ponta pontiaguda e capaz de perfurar para garantir sua própria fixação à estrutura, é ideal para telhados metálicos.

Conjunto haste solar rosca soberba: conta com 3 porcas sextavadas serrilhadas flangeadas, 1 arruela lisa, 1 arruela de vedação e uma placa adaptadora junto à haste, sendo aplicável em uma grande variedade de estruturas de madeira e telhas.

Conjunto haste solar para telha de concreto protendido: unindo parafuso prisioneiro, porcas, arruelas e bucha de vedação, é utilizada em estruturas de concreto pré-moldado.

Conjunto haste solar para laje: contando com parafuso prisioneiro, porcas, arruelas e buchas, é ideal para lajes e telhados de concreto.

Conjunto haste solar com chumbador: ideal para estruturas de concreto que demandem uma fixação extremamente firme e estável, conta com 9 fixadores e inclui um chumbador.

Conjunto haste solar para viga de concreto tipo J: conta com fixadores como grampo e chapa oblonga para garantir a fixação em estruturas de concreto.

Conjunto haste solar para viga de concreto com chapa: também conta com diversos fixadores extras para garantir uma fixação estável direta na estrutura de concreto.

Conjunto haste solar para telha Kalheta ou Kalhetão: específico para telhas do tipo Kalheta, este conjunto conta com rebite de fixação, parafuso francês e uma porca sextavada flangeada recartilhada.

Quais as hastes solares comprar na INOX-PAR?

Todas as hastes solares para fixação de painéis em qualquer tipo de estrutura, como as citadas acima, podem ser encontradas na INOX-PAR.

Aqui, você tem um estoque amplo à disposição, todos os nossos fixadores são fabricados em aço inox 304 100% passivado, ou seja, com uma camada extra de proteção contra a corrosão que o aço inoxidável já oferece.

Além disso, nosso time de vendas especializado pode te instruir com projetos sob medida para sua necessidade e auxiliar você a encontrar exatamente os fixadores para painéis solares que seu projeto precisa, bem como a selecionar a haste ideal para cada contexto.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Categorizado em: