O processo de passivação é um passo crucial na fabricação e tratamento de peças de aço inoxidável, e desempenha um papel fundamental na extensão da vida útil desses materiais.

O aço inoxidável é conhecido por sua resistência à corrosão, mas o aço inox passivado eleva essa resistência a um nível ainda mais alto. Isso ocorre porque a passivação envolve a remoção de contaminantes e impurezas da superfície do aço inoxidável, criando uma camada protetora de óxido de cromo.

Essa camada, extremamente fina, é transparente, mas atua como uma barreira eficaz contra a corrosão. Ao eliminar os contaminantes e impurezas que poderiam desencadear a corrosão, a passivação ajuda a manter o aço inoxidável em sua condição original por um período significativamente mais longo.

Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre o processo que deixa o aço inox passivado e seus benefícios, além de principais aplicações e onde adquiri-los.

Como é formado o inox passivado?

A camada de óxido de cromo formada durante o processo de passivação é estável e auto reparadora, o que significa que, se a superfície do aço inoxidável for danificada, essa camada se reformará naturalmente para manter a proteção. Portanto, a passivação não apenas prolonga a vida útil do aço inoxidável, mas também contribui para a durabilidade a longo prazo.

É por isso que o aço inoxidável passivado é amplamente utilizado em ambientes onde a resistência à corrosão é crítica, como em equipamentos químicos, médicos, marítimos e em muitas outras aplicações industriais e comerciais. A combinação da resistência inerente do aço inoxidável com a camada protetora formada pela passivação faz com que esse material seja uma escolha confiável para uma variedade de usos, dando-lhe uma resistência anticorrosão cerca de 30% superior ao aço inox padrão.

inox passivado

Como passivar aço inox?

O processo de passivação do aço inoxidável envolve várias etapas fundamentais para garantir a formação de uma camada protetora de óxido de cromo na superfície do material. Inicialmente, os componentes de aço inoxidável são submetidos a uma rigorosa limpeza para remover qualquer contaminação, como óleos, partículas e resíduos de usinagem. Em seguida, as peças são imersas em uma solução de ácido nítrico ou ácido cítrico em uma banheira de passivação. O ácido atua na remoção de pequenas impurezas e oxida a superfície do aço inoxidável, formando a camada protetora de óxido de cromo.

O tempo de imersão e a temperatura da solução de passivação podem variar com base nas especificações do material e na aplicação.

O processo é cuidadosamente controlado para garantir que a camada de óxido de cromo atinja a espessura e a aderência adequadas. Após a imersão, as peças são enxaguadas e, em muitos casos, submetidas a uma secagem controlada.

O resultado é o inox passivado, um aço inoxidável com uma camada protetora durável que aumenta significativamente sua resistência à corrosão, tornando-o ideal para uma ampla gama de aplicações críticas em termos de resistência química e anticorrosiva.

Qual tipo de inox é o melhor?

O melhor tipo de aço inox vai depender da aplicação necessária. Algumas ligas de aço inoxidável podem ser mais espessas ou com maior resistência mecânica, algumas podem ter um tratamento anticorrosivo maior, etc. Dois dos principais tipos de aço inox utilizados no mercado, sobretudo no segmento de fixadores, costumam ser o inox 304 e o inox A2.

O aço inox 304 é amplamente utilizado devido à sua resistência geral à corrosão em condições atmosféricas, excelente soldabilidade e alta durabilidade. É adequado para uma ampla variedade de aplicações, desde construção civil até equipamentos industriais e utensílios domésticos.

Já o aço inoxidável A2 é uma variação específica do 304, comum em muitos países europeus. Ele mantém a resistência à corrosão e a versatilidade do 304, mas com um foco mais particular em aplicações que exigem excelentes propriedades de conformabilidade e usinagem.

Independente do tipo de aço inox ideal para cada aplicação, é fato que, com a passivação, todos eles se tornam mais resistentes à corrosão e, consequentemente, mais duráveis. Isso faz com que a necessidade de manutenção seja bastante reduzida e com que o custo x benefício do projeto como um todo seja maior, pois o aço inox passivado tende a durar muito mais tempo em condições perfeitas.

Para encontrar os melhores fixadores em inox 100% passivado, conte com a INOX-PAR. Entre em contato conosco e solicite um orçamento hoje mesmo.

Categorizado em: