Dias mais longos e quentes, às vezes até escaldantes, chuvas torrenciais durante a tarde e noites frescas com boas chances de infestação de insetos. Ah, o verão!

Há quem ame e quem odeie essa estação pelos exatos mesmos motivos, mas o fato é que não há período melhor para se gerar energia solar que durante o verão. Ou será que não?

É bastante intuitivo pensar que a estação com os dias mais longos e mais quentes seria a melhor para produzir a energia que vem justamente do Sol, mas a resposta para essa questão se encontra na segunda frase desse artigo. O verão não é a melhor época para se gerar energia solar, pois as fortes chuvas e os dias nublados que as procedem acabam reduzindo a capacidade total da estação, principalmente durante os meses de dezembro e janeiro.

Mas se não o verão, então qual é a melhor estação do ano para produzir energia solar? A resposta mais adequada é a primavera.

A apenas alguns meses do solstício de verão, o dia mais longo do ano, a primavera apresenta as condições ideais para a maior eficiência das placas fotovoltaicas com seus dias em sua maior parte ensolarados e baixo índice pluviométrico.

Além disso, durante a primavera, os dias não são tão quentes quanto no verão, o que facilita a manutenção da temperatura dos sistemas solares, que podem perder sua eficiência sob altas temperaturas.

Tendo isso em mente, é importante também saber as melhores regiões e horários para instalar e ativar o seu sistema de captação de energia solar. Vamos lá?

Qual a melhor região para energia solar?

Exatamente na metade horizontal do globo existe uma linha imaginária que separa os hemisférios norte e sul. Essa linha é a famosa linha do Equador e alguns fenômenos interessantes ocorrem por toda a sua extensão, como a formação de desertos e a não existência de um inverno de verdade. Tudo isso ocorre porque nesses pontos do planeta, a incidência de luz solar é maior durante o ano inteiro, em comparação a outras regiões.

Em outras palavras, as regiões equatoriais estão mais expostas ao Sol. Com isso em mente, você, que acompanha nossas postagens, já deve saber que essa é a melhor região possível para se instalar uma usina fotovoltaica e suas proximidades também são favorecidas nesse sentido.

Por isso, a região nordeste do Brasil, principalmente onde predomina o clima semiárido, caracterizado pela baixa pluviosidade, vegetação rasteira e muita incidência solar, é uma região promissora para quem busca investir neste mercado.

Qual horário mais gera energia solar?

Você provavelmente já deve ter escutado do seu dermatologista ou lido no rótulo do seu protetor solar que o correto é evitar o horário das 10h da manhã até às 15h, pois esse é o período com maior incidência de raios solares UVB e UVA e, portanto, um horário propício para se queimar mais.

De fato, para nós, humanos, esse não é o melhor horário para tomar Sol. Já para as placas fotovoltaicas, entretanto, não há como ficar melhor.

Durante esse período, elas alcançam sua máxima eficiência durante o dia, captando o máximo de fótons energizados e convertendo essa energia em eletricidade para a sua residência ou edifício. Portanto, se você quer escolher um momento para ativar a sua usina solar, o momento ideal é das 10 às 15h.

Quer saber mais sobre a energia solar e porque você deveria mudar agora mesmo o sistema de energia da sua casa ou empresa? Leia esse artigo sobre as vantagens da energia solar!

Um spoiler: você economiza muito dessa forma!

Categorizado em: