Arruelas desempenham um papel fundamental na fixação, ajudando a distribuir a carga, proteger as superfícies e proporcionar estabilidade em uma variedade de aplicações. Existem vários tipos de arruelas, cada uma projetada para atender a necessidades específicas de fixação.

As arruelas planas, por exemplo, são as mais comuns e geralmente usadas com parafusos e porcas padrão para distribuir a carga e evitar danos às superfícies. Arruelas de pressão ou dentadas têm pequenos dentes na parte inferior que ajudam a evitar o afrouxamento do parafuso devido a vibrações. As arruelas de encosto, por sua vez, são usadas em conjunto com parafusos de cabeça escareada para proporcionar suporte e estabilidade a superfícies que precisam de alinhamento.

Para parafusos específicos, como os parafusos sextavados, podem ser usadas arruelas de pressão ou de encosto, dependendo dos requisitos de fixação. Parafusos franceses, frequentemente usados em madeira, podem ser combinados com arruelas planas para fornecer suporte adicional.

Em aplicações de fixação de painéis solares, é comum utilizar arruelas de pressão, especialmente em configurações onde a vibração e a expansão térmica podem ser fatores. Essas arruelas ajudam a manter o aperto adequado dos parafusos, reduzindo o risco de afrouxamento ao longo do tempo. Também podem ser usadas arruelas isolantes para criar uma barreira elétrica entre o parafuso e o painel solar, protegendo contra possíveis correntes parasitas.

Já nos parafusos de fixação de ferragens de vidro, é comum utilizar arruelas cerâmicas, que são projetadas especificamente para proteger o vidro e proporcionar uma superfície de apoio estável. As arruelas cerâmicas são feitas de material não corrosivo e são resistentes a variações de temperatura, o que as torna ideais para uso em sistemas de fixação de vidro. Elas evitam o contato direto do parafuso com o vidro, ajudando a distribuir a carga uniformemente e reduzindo o risco de rachaduras ou quebras. Essas arruelas cerâmicas são frequentemente usadas em aplicações como portas de vidro, fachadas de edifícios e estruturas de vidro, onde a integridade do vidro é crucial.

Arruelas

Quais as funções de cada tipo de arruela?

Cada tipo de arruela conta com uma função diferente, dependendo do projeto. Em geral, a seleção do tipo de arruela depende do tipo de parafuso, do material e da aplicação específica, garantindo uma fixação segura e eficaz em projetos industriais, de construção e de marcenaria. Confira a principal função de cada tipo de arruela:

Arruela Dentada: evita o afrouxamento de parafusos devido a vibrações, graças aos dentes na parte inferior.

Arruela de Pressão DIN 127B: mantém o aperto de parafusos, prevenindo o afrouxamento devido à vibração e expansão térmica.

Arruela Cerâmica: protege vidro ou superfícies sensíveis, distribuindo a carga e evitando danos.

Arruela de Pressão ANSI B 27 1: ajuda a manter o aperto dos parafusos, reduzindo o afrouxamento devido a vibrações e cargas dinâmicas.

Arruela Lisa ANSI B 27 1: oferece suporte adicional e distribuição uniforme da carga nas fixações.

Arruela Lisa DIN 125 A: distribui a carga e protege as superfícies, mas não fornece propriedades de travamento ou de pressão como outros tipos de arruelas.

Arruela de Vedação: previne vazamentos de água ou outros fluidos, criando uma vedação hermética entre a fixação e a superfície, algo crucial em aplicações como estruturas de fixação de painéis solares, para evitar infiltrações.

Onde comprar arruelas?

Com um portfólio variado e completo de diversos itens a pronta entrega, a INOX-PAR trabalha com a melhor matéria prima em aço inox para dar ainda mais resistência e durabilidade ao projeto de fixação.

Aqui, além de arruelas, você encontra outros itens de fixação, como porcas, ganchos, grampos, hastes e os mais variados tipos de parafusos, para qualquer aplicação, sempre fabricados em aço inox 304 100% passivado, ou seja, com uma camada extra de proteção contra a corrosão que o aço inoxidável já oferece e toda a expertise produtiva de mais de 3 décadas que só a INOX-PAR tem.

As melhores arruelas estão na INOX-PAR. Entre em contato conosco e solicite um orçamento hoje mesmo.

Categorizado em: