A energia solar é considerada o futuro da humanidade, algo está cada vez mais próximo, segundo organizações do setor. Isso porque o aquecimento global carrega perspectivas de um amanhã permeado por desastres naturais como os recentes incêndios na Austrália, que em 2020 varreram quase o país inteiro.

Um dos grandes causadores desse efeito climático é justamente o nosso modelo energético atual, baseado na queima de combustíveis que, como produto da reação química em questão, libera CO2 – gás majoritariamente responsável pelo efeito estufa – em nossa atmosfera.

Outro fator decisório para essa transição é que as reservas de combustíveis fósseis de algumas importantes economias globais tendem a se esgotar em breve – como é o caso da Noruega, onde estima-se que os poços de extração irão secar completamente em 50 anos.

Além disso, outras formas de produzir energia limpa como as usinas hidroelétricas, a maremotriz e a eólica causam alterações no ecossistema local, provocando a queda da biodiversidade e criando o risco de extinção de algumas espécies.

Diante desse cenário, a energia solar desponta como o método mais sustentável e ecologicamente correto de se gerar energia atualmente. Entenda o porquê.

Qual a principal vantagem dos painéis solares para o meio ambiente?

As principais vantagens dos painéis solares para o ambiente em relação a outras formas de geração de energia reside no fato de que o seu funcionamento não requer a queima de combustíveis e não traz consequências para os ecossistemas vizinhos.

Os painéis solares funcionam de forma análoga aos seres que realizam fotossíntese. Os raios solares que incidem sobre a superfície dos painéis fotovoltaicos causam o aquecimento e, consequentemente, o movimento de elétrons livres sobre placa. Essa movimentação é a corrente elétrica que irá alimentar casas, indústrias e até mesmo automóveis.

Note que em nenhum momento do processo descrito ocorre a liberação de gás carbônico na atmosfera ou qualquer alteração no ambiente ao redor do painel solar. E esse é o motivo pelo qual a energia solar é a opção mais sustentável do mercado para modelos energéticos.

Você pode ainda estar pensando que a fabricação do painel, como todo processo industrial, pode não ocorrer de forma sustentável, mas vale ressaltar que cada um deles tem vida útil de até trinta anos!

Isso é, uma vez que um parque solar é fabricado e montado, um eventual prejuízo ambiental de sua fabricação só volta a se repetir em trinta anos, e pesquisas apontam que esse prazo pode ser ainda maior.

Por que a energia solar é sustentável?

A energia solar é sustentável porque a sua geração só depende da emissão de fótons do Sol, um fenômeno completamente natural e renovável, uma vez que a estrela não deixará de emitir luz nos próximos bilhões de anos.

Também é considerada uma energia sustentável porque os meios de transformação de energia solar em energia elétrica (painéis fotovoltaicos) têm uma grande vida útil, reduzindo os processos industriais necessários para manter, por exemplo, uma usina de carvão mineral que, para funcionar, depende da combustão diária de sua matéria prima.

Além de não contribuir para o aquecimento global e de demandar uma manutenção mínima, a energia solar ainda se destaca por ser amigável aos ecossistemas a sua volta, já que a instalação e o funcionamento não causam quaisquer desequilíbrios ecológicos. Isso ocorre porque os painéis podem ser instalados em locais desocupados, telhados e até mesmo relevos acidentados. A flexibilidade da instalação lhe concede essa propriedade de manter o ambiente praticamente intacto.

Quer saber mais sobre energia solar e buscar essa inovação para seu espaço? Converse com um de nossos especialistas.

Siga a página da Inox-par no Instagram e conheça mais sobre nossos produtos.

Categorizado em: