Não é segredo que a energia solar vem crescendo cada vez mais no Brasil, afinal, precisamos buscar fontes renováveis para geração de eletricidade e os raios solares são bastante presentes em nosso país, além de ser uma fonte de energia mais barata quando comparada com outras. No nosso artigo abaixo vamos saber mais sobre os benefícios desse tipo de instalação e entender como funciona um seguidor solar. Vamos lá?

 

O que é e qual a função de um seguidor solar?

Quando vamos fazer a instalação de um novo sistema solar, a recomendação é que as placas sejam inclinadas sentido norte, pois assim, os módulos podem receber mais incidência solar e captar mais energia, evitando perdas. O mais importante é evitar posicionar para o sul.

O sol possui uma movimentação diária e isso pode impactar na captação dos raios solares para a geração de energia, e é por isso que a aplicação de um seguidor solar é tão importante.

O seguidor solar (também conhecido como rastreador solar) basicamente segue a fonte para constantemente continuar a receber os raios solares, movimentando assim os módulos das placas fotovoltaicas, o que possibilita o aproveitamento máximo da irradiação.

Por isso, é importante o estudo prévio onde será possível identificar não apenas a melhor forma da instalação, mas também a realização de cálculos de latitude, inclinação de solo e incidência de acordo com as estações do ano, possibilitando os melhores ângulos de instalação.

 

Qual a vantagem do seguidor solar?

O principal benefício do uso de rastreadores solares é o aumento na captação de energia, podendo chegar a 45% nos dias de verão e até 20% no inverno, já que neste último caso os dias sendo mais curtos possuem menos irradiação solar.

A recomendação é que o uso de seguidores solares seja utilizado em sistemas acima de 300 kWp, pois assim o investimento será proporcional a diferença da geração de energia. Além da produção aumentada, a potência também recebe um bônus, já que não há um pico de captação e depois uma queda acentuada como ocorre nos sistemas fixos. Com a mobilidade dos módulos, os raios solares são captados em sua maior incidência durante o dia todo.

 

Desvantagens do sistema com seguidor solar

O valor de investimento pode ser identificado como uma desvantagem para esse tipo de instalação, pois esses projetos tendem a ser um pouco mais caros que as instalações fixas. Outro, porém, é a manutenção, já que por contar com peças móveis será preciso uma atenção maior ao desgaste e efeitos naturais.

Esse tipo de instalação é mais recomendada para locais com pouca ou nenhuma incidência de neve, exatamente para evitar avarias nas peças e equipamentos devido a ação climática. Esse tipo de sistema também pede diferentes materiais em suas juntas e cabeamento, para garantir total aproveitamento.

 

Quer saber mais como aproveitar melhor essa fonte de energia e o melhor projeto para seu local? Leia mais em nosso blog e visite nossa página no Instagram para conhecer nossos produtos.

Categorizado em: