A utilização de energia solar tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, por ser uma fonte de energia limpa, renovável, além do sistema necessitar de uma manutenção mínima. Com essa popularização, é comum que algumas dúvidas surjam, por exemplo: qual é o melhor painel solar? Monocristalino ou policristalino? No artigo de hoje, vamos responder essas perguntas e falar um pouco mais sobre painéis solares. Vamos lá?

 

Qual o painel solar mais eficiente?

A energia é captada através de placas solares que convertem os fótons da luz solar em corrente elétrica. A matéria-prima utilizada em painéis solares monocristalinos e policristalinos é o cristal de silício, sendo a principal diferença entre eles o processo de produção de cada um.

A eficiência do painel solar está diretamente relacionada com a pureza de sua matéria-prima, o silício. Neste aspecto, o painel solar monocristalino se destaca. Entretanto, vale lembrar que todo o processo de produção utilizado para manter a pureza de cristais de silício impacta diretamente no preço.

Além disso, existem outras particularidades que devem ser consideradas no momento de escolher a placa solar ideal, como por exemplo, se o local de instalação é tem mais incidência direta de sol ou é mais nublado, custo, desempenho, espaço disponível para a instalação e a quantidade de energia desejada.

Veremos a seguir as particularidades, vantagens e desvantagens entre os painéis.

O que é um painel solar monocristalino?

O painel monocristalino é produzido por um único cristal de silício, causando, assim, uma maior eficiência devido a origem ultrapura do cristal.

Além disso, este tipo de painel ocupa menos espaço e tende a ser menor, embora gere a mesma quantidade de energia elétrica.

O que é um painel solar policristalino?

A produção do painel solar policristalino é realizada através da fundição em bloco dos cristais de silício, preservando assim a formação de múltiplos cristais, tornando este tipo de painel um pouco menos eficiente.

Por este motivo, os painéis policristalinos são mais econômicos. Este é um dos motivos que torna este tipo de painel o mais popular no Brasil, tendo maior disponibilidade de aquisição.

Qual a diferença entre o painel monocristalino e o policristalino?

Como vimos, a principal diferença de um painel para o outro é o processo de fabricação das células fotovoltaicas. Mas não é só.

O formato, a cor e o tamanho entre eles também são diferentes.

Tendo em vista que o painel monocristalino possui uma eficiência maior, ele ocupa menos espaço, sem alterar a quantidade de energia gerada.

Além disso, em lugares onde a irradiação solar é um pouco menor, ou seja, lugares nublados ou com pouca luz, estes painéis tendem a funcionar melhor que os painéis policristalinos.

Por sua vez, os painéis policristalinos, possuem dimensão maior e ocupam mais espaço de para instalação. Essa modalidade possui também um bom desempenho em climas quentes, pois a sua tolerância ao calor é bem maior se comparado ao painel monocristalino.

Se tratando de custos, os painéis policristalinos possuem maior vantagem econômica, devido a menor eficiência. Ambos possuem a mesma vida útil: entre 25 a 30 anos, necessitando de manutenção mínima.

Quer manter sua estrutura sempre com a melhor performance? Converse com um de nossos especialistas e saiba mais! Siga a página da Inox-par no Instagram para ter acesso a outros conteúdos.

Categorizado em: