Os painéis fotovoltaicos precisam receber uma boa incidência de luz solar para captar os fótons necessários para produzir energia elétrica com mais eficiência.

Nesse sentido, é importante que, além de verificar se não há obstáculos que impeçam essa captação de luz, como lajes, objetos grandes ou qualquer coisa que faça sombra sobre o painel, também deve-se pensar na melhor direção para posicionar as placas solares de um painel a fim de captar mais luz.

Você sabe qual a melhor direção para instalar painel solar? Confira a seguir.

Por que a direção do painel solar é importante?

Como dissemos acima, a posição e direção em que o seu painel solar for instalado pode interferir diretamente na quantidade de luz captada.

Dessa forma, pensar na melhor direção para o painel solar pode fazer com que seu projeto de energia fotovoltaica saia mais barato em termos de recursos para ser finalizado, e também em custo x benefício, aumentando a eficiência do sistema mediante o investimento realizado.

Qual direção instalar painel solar?

Considerando que o Brasil está no hemisfério sul, e o sol nasce a leste e se põe a oeste, a melhor face para você instalar seu painel solar geralmente será a face Norte.

Instalado com direção para o Norte, seu painel solar terá mais tempo de exposição ao sol e poderá captar mais energia luminosa, o que fará com que ele produza mais energia elétrica.

Qual o ângulo para instalar painel solar

A depender da sua cidade, é importante conhecer a latitude em que ela se encontra no mapa, de forma que o ângulo de latitude seja o ângulo de instalação do painel. Por exemplo: a cidade de São Paulo está a uma latitude de aproximadamente 23°. Sendo assim, é preferível instalar seu painel solar em São Paulo a um ângulo de 23 graus de inclinação.

Vale lembrar que, se você possuir um telhado com inclinações variadas, por exemplo, com um lado a um ângulo maior e mais inclinado, e outro mais plano e com ângulo menor, na dúvida, instale seu painel no telhado mais plano, pois as placas tendem a passar mais tempo integralmente expostas ao sol.

Meu telhado não é direcionado para o Norte, como proceder?

Se seu telhado ou laje não estiver voltado para o Norte, não se preocupe. Por se tratar de um país próximo à linha do Equador, a incidência de sol no Brasil costuma ser bastante alta e as perdas na geração de energia fotovoltaica não são tão significativas se seu painel solar for instalado nas faces voltadas para o Leste ou o Oeste. Mas de fato, é melhor evitar instalar painéis solares em telhados ou lajes voltados para o sul.

Quais as perdas de energia de um painel solar?

Para painéis solares instalados nas faces Nordeste ou Noroeste, as perdas direcionais de energia ficam entre 3% e 8%. Já para painéis em telhados com faces voltadas para o Leste ou o Oeste, as perdas energéticas podem ficar entre 12% e 20%. Entretanto, em telhados apontados para o sul, as perdas podem ser bem maiores. A não ser que você esteja em uma cidade na região Norte do Brasil e bem próxima à linha do Equador, evite instalar seu painel em um telhado com a face voltada para o Sul.

 

Independente da face que você escolha ou possa utilizar para instalar seu painel solar, é importante lembrar que não é só este detalhe que fará diferença na eficiência de seu sistema.

Boas placas, bons suportes de sustentação e uma manutenção frequente são imprescindíveis para que seu painel fotovoltaico produza mais energia, além, é claro, de bons fixadores para que ele suporte ventos e intempéries por mais tempo. Para isso, conte com os fixadores da Inox-par.

Categorizado em: