Um parafuso francês é um tipo de parafuso com cabeça arredondada ou oval, semelhante a um “cogumelo”. Logo abaixo da cabeça, o parafuso francês – também chamado de “parafuso de carroceria” ou “parafuso de segurança” possui uma seção quadrada, que permite seu travamento quando colocado em furos quadrados ou redondos, com o auxílio de porcas específicas.

O parafuso francês é frequentemente utilizado em projetos industriais ou implementos rodoviários que necessitam resistência, na construção civil e em marcenaria e móveis, onde a estética desempenha um papel importante e suas características são ideais para unir metais e madeira. Sua cabeça arredondada se encaixa de maneira mais discreta na superfície em que está fixada, sem cantos ou arestas pontiagudas, e o travamento propiciado pela seção quadrada logo abaixo da cabeça traz mais segurança e estabilidade a essa fixação.

Além disso, o parafuso francês tem a ponta plana, sendo um parafuso “passante” e que não consegue realizar a abertura de furos. Dessa forma, ele depende de acessórios como porcas para fixar de forma completa e de chaves específicas para ser retirado. Por isso, ele é conhecido como um “parafuso de segurança”.

parafuso francês

Onde usar parafuso francês?

Ideais para aplicações de madeira à máquinas, o parafuso francês pode ser usado em uma série de aplicações:

Móveis: são frequentemente usados em projetos de marcenaria para montar móveis, como mesas, cadeiras, armários e prateleiras. A cabeça arredondada proporciona um acabamento mais limpo e esteticamente agradável.

Fixação de componentes em máquinas: em máquinas industriais, especialmente onde a limpeza é essencial, como em indústrias alimentícias ou farmacêuticas, parafusos franceses são ideais para fixar componentes sem criar protuberâncias desnecessárias, evitando o acúmulo de sujeira e facilitando a higienização.

Silos e maquinário agrícola: por sua fixação firme e estável, graças à seção quadrada logo abaixo de sua cabeça e sua dificuldade em ser retirado sem o auxílio de chaves específicas, ele é um excelente fixador para montagem de maquinário agrícola e silos, pois garante maior segurança e resistência a trepidações, movimentos e impactos.

Implementos em geral: sua fixação firma e segura garante uma estabilidade maior à união de peças diversas em carrocerias de caminhões, pallets, cercas, entre outros.

Decoração: o parafuso francês também é usual em aplicações de decoração interior ou exterior, onde a fixação precisa ser discreta para manter a estética, como na instalação de painéis decorativos ou arte nas paredes.

Montagem de painéis elétricos: os parafusos franceses podem ser usados na montagem de painéis elétricos industriais, onde além da estética, a segurança é de suma importância. Isso porque sua cabeça arredondada minimiza a exposição de cantos afiados, reduzindo o risco de lesões e facilitando o acesso para manutenção.

Trabalhos em madeira: comuns em carpintaria e construção de madeira, para fixar peças em que a aparência desempenha um papel importante, como vigas de teto expostas ou acabamentos de madeira.

Instalações de espelhos: usados em montagens de espelhos em paredes ou móveis, pois a cabeça arredondada evita cantos afiados que podem ser perigosos.

Projetos de paisagismo: são ideais em projetos de paisagismo, para fixar elementos decorativos em áreas ao ar livre, como bancos de jardim, pérgolas ou gazebos.

Reparos em superfícies visíveis: boas opções para situações em que é necessário fazer reparos em superfícies visíveis, como móveis antigos, portas ou janelas de madeira.

Como medir o parafuso francês?

Para medir o parafuso francês deve-se levar em conta comprimento, diâmetro nominal e comprimento da rosca, da seguinte forma:

  • Diâmetro Nominal (D): este é o diâmetro da rosca do parafuso. Meça o diâmetro externo da rosca com precisão. Essa medida é normalmente expressa em milímetros para sistemas métricos ou em polegadas para sistemas imperiais.
  • Comprimento Total (L): meça o comprimento total do parafuso, da ponta à extremidade da haste.
  • Comprimento da Rosca (Lr): meça o comprimento da parte roscada do parafuso, excluindo a cabeça.

De um modo geral, as medidas do parafuso francês tendem a ser padronizadas, seguindo algumas normas técnicas que podem variar de país a país e incidir sobre dimensões e tolerâncias, como a ISO 8677 (internacional), a ANSI/ASME B18.5 (norte-americana) e a BS 4933 (britânica), mas sobretudo, a DIN 603 (alemã).

O que é DIN 603?

A DIN 603 é uma norma técnica alemã utilizada internacionalmente e uma das principais normas sobre parafusos franceses.

A DIN 603 se aplica a parafusos de cabeça redonda com sextavado sob a cabeça e com um pescoço quadrado na haste. Ela define os padrões de Diâmetro nominal (D), Comprimento (L), Comprimento da Rosca (Lr) e Tolerâncias Dimensionais. Todos estes dados podem varias a depender do tipo de aplicação do parafuso francês, mas essencialmente, pode-se destacar:

  • Diâmetro Nominal (D): pode variar de 4 mm a 30 mm ou mais, dependendo da aplicação específica.
  • Comprimento (L): os comprimentos padrão podem variar de 6 mm a 300 mm ou mais.
  • Comprimento da Rosca (Lr): dependendo do tamanho e da aplicação, o comprimento da parte roscada pode variar significativamente.

A importância da DIN 603 está em delimitar uma uniformização global para fabricação deste fixador e também como uma garantia de qualidade do produto, caso o fabricante a siga em sua produção.

Por que o parafuso se chama parafuso francês?

A origem do termo “parafuso francês” é incerta, mas estima-se que, apesar de Leonardo DaVinci ter projetado estruturas semelhantes aos parafusos há muito tempo, foi um francês de nome Jacques Besson quem desenvolveu a primeira máquina capaz de fabricar parafusos. Outra teoria diz que seu uso para unir estruturas metálicas a vigas de madeira era muito popular em carroças e carruagens na França antiga.

O nome “Parafuso francês” é um termo coloquial que acabou se popularizando ao longo do tempo como um termo amplamente aceito. Ele também é conhecido como “parafuso de carroceria”, por conta de sua usabilidade neste tipo de transporte ou implemento. Um parafuso francês, na verdade, é um “parafuso de cabeça redonda com sextavado sob a cabeça”.

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