A tecnologia vem evoluindo cada vez mais e um dos ramos mais promissores é o de energia solar, uma vez que o mundo precisa de soluções mais sustentáveis. Você sabe como funciona um sistema off-grid? No artigo de hoje, vamos falar sobre esse sistema e seus benefícios na geração de energia solar. Vamos lá?

 

Qual a diferença entre on-grid e off-grid?

Basicamente, a diferença se dá para o destino da energia sobressalente gerada pelas placas solares.

  • No caso do sistema off-grid, ela é armazenada em baterias para uso posterior ou então quando não há a geração em determinados dias.

 

  • No sistema on-grid, as placas são conectadas também na rede elétrica, assim, a energia pode ser usada para a dependência local ou para demais pontos da rede.

 

Vantagens e desvantagens do sistema off-grid

O ponto alto é pensar que se trata de uma energia renovável, um campo em expansão no Brasil. Outro fator é a redução de emissão de poluentes, como combustíveis fósseis, e ainda a emissão de CO², além do principal benefício: a redução da conta de energia no final do mês.

Já as desvantagens são mais em comparação com o sistema on-grid – que costuma ser visto como mais limpo. Relembrando que no sistema off-grid é feito o uso de baterias que podem poluir o meio ambiente, além de agredi-lo na sua fabricação. Outro ônus do sistema off-grid é que o investimento para sua implementação é maior.

 

O que afeta a eficiência da placa?

Diversos fatores podem ser levados em consideração para medir a eficiência da placa, como a incidência de raios solares e tempo de sombra, ou ainda a inclinação no momento da instalação. A qualidade dos dispositivos escolhidos e a manutenção correta dos equipamentos também é determinante para a eficiência da placa.

 

Capacidade energética

A pergunta “quanta energia um painel solar produz?” é bastante frequente. Uma placa de 100Wp pode produzir até 20kW por mês, o que gira em torno de até 1300Wh diários. Lembrando que para considerar tais valores, é preciso levar em conta os itens do tópico acima, assim, a performance e entrega serão mais fiéis. Por isso no momento da instalação é preciso identificar os consumos médios da rede local para escolher o melhor sistema e quantidade de placas.

 

Como montar um sistema solar off-grid?

Alguns itens são indispensáveis para a instalação correta e segura da sua rede solar, como por exemplo:

  • Inversor solar: Apesar de todas as peças serem importantes para o sistema funcionar corretamente, o inversor é praticamente o coração de tudo, é nele que ocorre a transformação dos fótons em energia elétrica;
  • Painéis fotovoltaicos: As placas são a fonte captora de raios solares, é o início de toda a “magia”;
  • Cabos e conexões: Para esse tipo de sistema é preciso investir em cabos específicos para redes fotovoltaicas, por isso esteja atento as especificações para que não ocorra perca de qualidade;
  • Estrutura de fixação: A base para que tudo se mantenha firme e funcionando corretamente. A INOX-PAR é líder em fixadores e possui um portfólio completo. Entre em contato e conheça.

A expectativa de manutenção geral de um sistema de energia solar é de até 25 anos, mas para isso, é necessário que tudo seja investido com a máxima qualidade e com a devida atenção da procedência dos itens.

Quer saber mais sobre energia solar? Leia os outros conteúdos aqui do blog. Visite nossa página no Instagram e conheça mais sobre nossos produtos

Categorizado em: