Quem já cogitou a possibilidade de instalação de sistemas fotovoltaicos já se questionou: e nos dias de chuva ou tempos nublados, de onde vem a energia? Afinal a alternativa de energia solar visa além de tudo, a redução da conta no final do mês. No artigo de hoje, vamos falar sobre energia solar em dias de chuva, a incidência solar em dias assim e alternativas para seu local.

 

Como um sistema off-grid se comporta durante os dias nublados?

Como é de se imaginar, em dias de chuva ou com muitas nuvens a geração de energia das placas solares reduz, esse valor pode chegar entre 10% a 30%, isso acontece porque a captação se torna muito menor com a luz difusa.

O que muitos não sabem é que as chuvas têm um papel muito importante para os sistemas fotovoltaicos, uma vez que ela auxilia na limpeza das placas, além de remover poeira e folhas, que podem impactar negativamente em seu funcionamento normal.

Apesar de no Brasil termos uma incidência solar constante e em abundância, temos bastante dias nublados, por isso o sistema off-grid pode ser o ideal para seu estabelecimento ou casa. Esse sistema atua com armazenamento da energia sobressalente em baterias, exatamente para situações como essa de muitas chuvas ou poucos raios solares diretos.

Neste caso, na falta da geração solar, a instalação usa a energia armazenada nessas baterias que podem ser de chumbo-ácido, íons de lítio ou níquel-cádmio. Geralmente esse sistema costuma ter um valor de investimento um pouco mais alto devido a necessidade das baterias, porém o retorno a longo prazo pode ser mais interessante no caso de regiões mais chuvosas.

 

Como funciona a energia solar à noite?

Durante a noite não há a geração de energia elétrica como é de se esperar, já que as placas precisam de raios solares diretos ou indiretos e a noite não há essa incidência. Por isso de acordo com a ABNT NBR IEC 62116, para prevenir o auto-ilhamento é recomendo o uso de rede hibrida.

Essa rede hibrida pode ser de duas formas, seja com o uso de baterias como falado acima sobre o sistema off-grid ou então em conjunto com a rede de distribuição local.

O importante é sempre buscar alternativas para que a autossuficiência do sistema não seja comprometida, por isso há diversas alternativas para a instalação, sendo híbrido, on-grid, off-grid ou até juntamente com a concessionária de energia elétrica da região. Escolha a opção que mais se adequa à realidade da sua localização.

 Quer saber mais sobre energia solar e como adaptar da melhor forma para seu estabelecimento e/ou casa? Leia mais em nosso blog e visite nossa página no Instagram para conhecer nossos produtos.

Categorizado em: