O que é necessário para instalar energia solar?
Além de limpa, renovável e sustentável, a energia solar tem se mostrado uma alternativa financeiramente mais compensatória do que o padrão de matriz hidrelétrica. Tanto residências quanto empresas e fábricas têm buscado essa alternativa para economizar e obter uma fonte energética mais ecologicamente correta, e seu crescimento no Brasil já é uma realidade.
Mas você saberia o que é necessário para instalar energia solar em algum ambiente? Confira a lista que preparamos a seguir.
O que precisa para instalar energia solar?
Antes de mais nada: espaço. Estruturas para painéis solares demandam um espaço significativo, ainda que componham um sistema pequeno e com poucas placas, como veremos a seguir. Mas considerar um espaço amplo e aberto para que haja maior incidência de luz solar durante o dia é essencial.
Itens para instalar painel solar
Painéis fotovoltaicos (placas solares)
Os painéis ou placas solares são o foco do sistema como um todo, pois são as peças que vão captar a luminosidade do sol para convertê-la em energia posteriormente. Opte por peças certificadas pelo Inmetro e dentro dos padrões de qualidade vigentes, pois elas devem ser duradouras, resistentes e funcionais.
Inversor solar
O inversor solar é onde “a mágica acontece”. Esta é a peça encarregada de transformar os fótons captados pelas placas solares em energia elétrica, a ser distribuída pelo sistema. Também vale investir em marcas e produtos de qualidade, pois além de demandar uma manutenção menos frequente, esta peça é chave para garantir a funcionalidade de todo o sistema.
Cabos e conectores
Estes cabos e conectores devem ser específicos para energia fotovoltaica. Sua instalação deve ser bem-feita para garantir que toda a energia fotovoltaica captada seja transmitida de forma correta e que não haja perdas relevantes no sistema. Além disso, atente-se para o fato de que bons cabos e conectores devem aguentar intempéries como o sol e a chuva por pelo menos 25 anos, para garantir uma boa durabilidade a todo o sistema.
Estrutura de fixação
Essenciais para que todos os itens acima funcionem corretamente, os fixadores e a estrutura de fixação são importantíssimos para garantir a firmeza, a resistência e o funcionamento do sistema solar como um todo. Peças como o conjunto haste, por exemplo, unem a estrutura de fixação às placas solares, fazendo com que todo o painel funcione perfeitamente. Os parafusos e porcas garantem a firmeza do sistema e devem resistir a fenômenos como a chuva, o vento e o tempo. As arruelas, por sua vez, evitam a trepidação e o desencaixe, o que garante mais durabilidade ao sistema.
Quanto custa para colocar energia solar em uma residência?
Os preços da energia solar residencial e corporativa podem variar bastante, em função de algumas questões.
A altura do telhado ou laje na propriedade podem fazer o custo variar devido ao risco na instalação. Além disso, o tipo de telha também pode influenciar no preço da energia solar por conta da complexidade na instalação e das dimensões da estrutura necessárias para suportar o painel.
Claramente, a qualidade das peças utilizadas no painel solar também afeta o custo. Fixadores, painéis, cabos e inversores melhores podem apresentar maior custo de aquisição, entretanto, demandarão menos manutenção e trocas menos constantes.
Sobre manutenções, inclusive, vale lembrar que as placas solares demandam apenas uma limpeza básica com água a cada 6 meses, aproximadamente. Já para o inversor solar, pode ser necessário substituir algumas peças em 5 ou 10 anos.
Já os fixadores, se forem adquiridos de empresas de confiança e tiverem o aço inox em sua composição, não demandam manutenção alguma, pois são feitos para durar o máximo possível. Para isso, conte com a Inox-par.