Linha solar Inoxpar

Qual a importância do aço inox passivado em painéis solares?

Painéis solares necessariamente ficam expostos em áreas externas; seja em estruturas fixadas no solo ou no telhado e nas paredes de alguma edificação. Sem isso, a captação de energia direta através da radiação solar seria negativamente impactada, mas isso também faz com que eles estejam sempre sujeitos a intempéries como chuva, rajadas de vento, granizo, mudanças bruscas no clima, etc.

Por conta disso, é essencial que os fixadores utilizados na montagem de um painel solar sejam resistentes e duradouros, e o aço inox cumpre bem essa função. Mas há uma maneira de tornar o fixador de aço inox ainda mais resistente: a passivação.

O que é passivação do aço inox?

A passivação é um processo natural que ocorre em alguns metais e ligas metálicas como cromo, níquel, titânio, alumínio e, claro, ligas de aço inox, onde o contato com o oxigênio da atmosfera faz surgir uma camada protetora sobre a superfície destes metais, que os protege contra a corrosão.

Além da exposição natural ao oxigênio com o tempo, também é possível criar industrialmente essa camada extra através de reações químicas com uma tecnologia específica.

A esta camada extrafina e invisível a olho nu que o aço inox recebe damos o nome de “Camada Passiva”.

Para que serve a camada passiva do aço inox?

A camada passiva do aço inox é responsável por melhorar sua proteção anticorrosiva. Ela é “autorregenerativa”, ou seja, quando a camada passiva do aço inoxidável é rompida por corte da peça ou por riscos, ela se renova instantaneamente em contato com o oxigênio, mantendo o fixador protegido.

Para fixadores de aço inox como os que integrarão projetos permanentemente expostos a intempéries, a camada passiva é algo essencial, pois ela  torna a resistência do fixador cerca de 30% superior perante as ações do meio ambiente, aumentando sua durabilidade e a segurança da estrutura como um todo.

Vale a pena investir em fixadores de inox passivado para os painéis solares?

Sem dúvida. Dependendo do local de instalação dos painéis, a estrutura pode sofrer bastante com frequência das chuvas, que poderiam enferrujar um fixador de qualidade inferior, tornando a instalação mais frágil, bem como com a força dos ventos, que podem desestabilizar a estrutura e, eventualmente, causar perdas e danos graves caso o fixador não esteja firme.

Aposte no inox 100% passivado na hora de montar seu painel fotovoltaico. Fale com a Inox-par e descubra como.

Compartilhe: