tipos de fixação painel solar

Como identificar a melhor fixação para seu painel solar?

Existem diferentes métodos de fixação para instalar um painel solar. Além de levar em conta o local onde ele será instalado – como lajes de concreto, direto no solo, telhas de madeira, telhas de barro e afins -, também é importante pensar no tipo de suporte para fixação do painel solar.

Eles podem variar de acordo com o tamanho, superfície de instalação e estrutura. Mas você sabe como escolher a melhor estrutura para o projeto de painel solar? Descubra agora.

Estrutura de inclinação fixa para painéis solares

Ideal para instalação em ambientes residenciais, esta é a estrutura mais simples e que requer menos manutenção e gastos. Nela, é calculada a chamada “angulação ideal” a partir da estrutura onde o painel será instalado, e com a ajuda de bons fixadores, pode-se absorver o máximo possível de incidência da luz solar em um sistema bastante econômico.

Estrutura solar fixa com ângulo de inclinação ajustável

Já nas estruturas de painel solar com inclinação ajustável, é possível alterar o ângulo dos painéis para direcionar o sistema no sentido do sol, aumentando a captação de energia. Utilizando bons fixadores, este sistema apresenta o melhor custo x benefício, pois também consiste em uma instalação prática, mas com a possibilidade de obtenção de ainda mais energia no médio e longo prazo.

Trackers solares

Também chamados de “seguidores solares”, eles são estruturas mais caras e complexas, mas com maior aproveitamento na captação de energia. Funcionam com um mecanismo de movimentação alocado em um ou dois eixos, que permite ao sistema acompanhar o percurso do sol ao longo do dia. Assim, os módulos estão sempre em uma posição direcionada à captação dos raios solares, de forma automática. Entretanto, além de seu custo de montagem ser maior, o sistema de um seguidor solar também demanda um maior gasto de energia para executar este movimento frequente.

 

Independente da estrutura escolhida, ela deve contar com hastes, parafusos, porcas, arruelas, abraçadeiras e ganchos que deem conta do recado, fazendo com que seu investimento valha a pena.

Se você precisa de apoio para identificar a melhor fixação de seu painel solar, conte com a Inox-par! Nosso time dispõe de engenheiros especializados e disponíveis para uma visita técnica em seu local de trabalho ou instalações, para garantir a consultoria e o material necessários para o sucesso do seu projeto. Entre em contato e saiba mais!

 

 

Compartilhe: