Para que serve o conjunto haste em um painel solar?

Linha solar Inoxpar

Para que um painel solar seja eficiente, capte uma quantidade de energia significativa e ajude você a reduzir a conta de luz, vários detalhes devem ser levados em conta na hora de sua instalação, e um dos mais importantes é a escolha dos fixadores corretos.

Versáteis e adaptáveis, os painéis solares podem ser instalados em estruturas como telhas de cerâmica, telhados metálicos ou de fibrocimento, lajes de concreto, estruturas de madeira ou mesmo diretamente no solo. Para cada local de aplicação, deve-se observar a estrutura de fixação necessária para que o projeto de energia solar tenha mais segurança, estabilidade e, consequentemente, mais eficiência.

Entre os fixadores usados para garantir tudo isso existe um conjunto de peças importantíssimo e velho conhecido de quem atua na área de energia fotovoltaica: o conjunto haste solar.

Mas você sabe como ele funciona, que peças o compõem e qual o modelo correto para cada tipo de instalação? Confira a seguir!

O que vem no conjunto haste para painel solar?

O conjunto haste solar é compreendido por uma barra roscada, porcas flangeadas e arruelas de vedação.

Estas peças, em conjunto, permitem que o painel solar seja fixado à estrutura com um bom controle de altura e de aperto, através da rosca da barra, regulável durante a aplicação.

As porcas dão firmeza e estabilidade à estrutura e as arruelas de vedação impedem trepidações, deslizes, acúmulo de água, etc.

Confira em nosso vídeo exclusivo como o conjunto haste solar é aplicado:

Quais as características técnicas da haste para painel solar?

Uma boa estrutura de fixação de painéis solares deve ser fácil de instalar, contar com fixadores de qualidade e possuir proteção contra corrosão.

Com um conjunto haste para painel solar, essa máxima não é diferente. É importante contar com peças que tenham proteção contra oxidação, ou seja, que não enferrujem com o tempo. Nesse caso, vale a pena utilizar fixadores inox passivados, para obter uma proteção ainda maior.

As barras roscadas do conjunto haste para painel solar também precisam obedecer normas técnicas de dimensão e resistência, como a ISO 956. As Arruelas utilizadas devem ser de borracha EDPM, para garantir uma perfeita vedação entre a haste e a telha, e as porcas, preferencialmente sextavadas e flangeadas, também devem ser autotravantes, para facilitar a instalação e fixação do painel solar na estrutura até o ponto ideal.

Existem diferentes tipos de conjunto haste para painel solar?

Sim. Dependendo da estrutura onde seu painel solar será instalado – se em madeira ou metal, por exemplo – os conjuntos hastes para painéis solares podem apresentar ligeiras diferenças.

Os conjuntos haste ideais para fixar estruturas de painéis solares em subestruturas metálicas, entre o vigamento metálico e a telha, possuem uma barra roscada sem ponta, pois nestes casos, é necessário realizar um “pré-furo” na subestrutura.

Já o conjunto haste para fixação em madeira, entre a telha e o caibro, é formado exatamente das mesmas peças, mas sua barra roscada possui uma extremidade pontiaguda. Por isso, nesse caso, aplica-se o conjunto haste diretamente sobre a subestrutura, sem necessidade um furo prévio.

 

Bons materiais, variedade de peças e fixadores aderentes ao seu projeto em específico. Com tudo isso em mãos, seu projeto de fixação de painéis solares tem tudo para dar certo. Fale com a Inox-par e saiba como obter tudo isso.

Compartilhe: