Energia solar é uma tecnologia em expansão no Brasil. Ela une a sustentabilidade com a economia financeira por ser uma forma renovável e limpa de levar a eletricidade para residências, empresas e fábricas. Se você já fez a pergunta “o que preciso saber para vender energia solar?”, hoje é seu dia de sorte, porque vamos responder essa e outras perguntas a seguir.

 

Tipos de energia solar

Primeiramente, precisamos entender quais são os tipos de captação e, assim, será possível identificar o melhor custo-benefício para seu contrato. Atualmente, as opções de sistemas de energia solar são off-grid e o on-grid:

  • Off-grid: neste sistema, as placas captam os fótons e transformam em energia, distribuindo para o local e armazenando o total sobressalente em baterias. Esse modelo tem a desvantagem exatamente neste ponto, afinal as baterias causam malefícios para o meio ambiente, perdendo um pouco a validação da sustentabilidade do método solar;

 

  • On-grid: já a energia solar gerada nesse sistema tem a captação e distribuição funcionando igualmente o anterior, porém o que “sobra” do abastecimento pode continuar a ser levado para outras dependências da rede, expandindo assim os benefícios.

 

Quanto é possível ganhar vendendo energia solar?

Existem duas formas de comercializar energia solar: sendo um franqueado de uma grande fornecedora, ou então se tornar um empresário neste ramo. É importante salientar que para a instalação e manutenção é preciso a formação nesta área, além de certificações e registro no CREA.

Após escolher como irá atuar, poderá mensurar seus ganhos, sendo que a média do mercado é de 2,5% sobre o valor final do projeto. A base de valores de um projeto de energia fotovoltaica é de 15 mil reais. Nesta conta deve entrar também a mão-de-obra da instalação e demais custos para manutenção do contrato, assim você poderá garantir uma parceria duradoura e com ótimos retornos.

 

Como escolher a placa ideal para o seu projeto?

O item mais importante do projeto é a placa solar. Para escolher a placa ideal, é preciso estar atento ao tipo de resultado que o cliente deseja. A maioria das placas são feitas de silício e podem ser monocristalinas, o que as torna mais vantajosas, já que geram mais energia por m², porém são mais caras em comparação às placas policristalinas.

Outro fator é o IP da placa solar, onde o ideal é que seja acima de 65. Esse indicador é referente ao acúmulo de água na ocorrência de chuvas. Também avalie a tolerância da placa, ela pode alterar após a instalação e o indicado é que seja o mais próximo de zero possível.

Lembrando que no Brasi,l a garantia do produto é padronizada em 25 anos, que é a estimativa para que seja necessária uma manutenção.

 

Como funciona o mercado livre de energia elétrica?

Trata-se de um ambiente de alta competitividade onde o consumidor pode negociar e comprar alternativamente do fornecedor de energia que mais se enquadra com a sua realidade, assim trazendo benefícios para ambos os lados. A média de economia nessa modalidade de compra é entre 10% a 20%, além de ser isento de bandeiras tributárias.

Quer saber mais dicas de como vender energia solar? Acompanhe em nosso blog e visite nossa página no Instagram para conhecer nossos produtos.

Categorizado em: